Qual é, afinal, a original cadeira portuguesa?

O design da cadeira portuguesa (presente em esplanadas por todo o mundo) levanta dúvidas quanto ao seu passado, uma vez que a Adico e a Arcalo assumem a sua autoria. Já quanto ao seu futuro, esse parece dizer respeito à BICAchair, que aposta em levá-la das esplanadas para o interior dos espaços.

Texto de Rafael Paiva Reis

Uma tarde de sol ou uma temperatura amena são motivos mais do que suficientes para, em todo o mundo, se assistir a uma larga adesão às esplanadas. Em cima das mesas poderá estar cerveja belga, queijos franceses ou charcutaria alemã. Mas existe a probabilidade de as cadeiras serem portuguesas: não só são provenientes do nosso País como esse é o nome que designa o modelo. Sim, a Cadeira Portuguesa é uma realidade, um modelo inspirado nos anos 20 do século passado, que já equipou dezenas de milhares de esplanadas ao longo dos anos.

Mas há uma dúvida: quem é o pioneiro deste design? A Arcalo afirma que o modelo Gonçalo, da autoria do mestre serralheiro Gonçalo Rodrigues dos Santos, é a original cadeira portuguesa. Mas a Adico descreve o seu modelo 5008 como “a cadeira portuguesa”. Afinal, a quem deve ser atribuída a autoria da cadeira portuguesa? Antes da resposta, conheçamos os intervenientes.

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Junho de 2021 da revista Marketeer.

Artigos relacionados