Qual é a relação entre cultura e saúde mental? A Ageas mostra
A cultura é um elemento importante na prevenção de doenças relacionadas com a saúde mental. Quem o diz é o Grupo Ageas Portugal que, por isso mesmo, promove várias iniciativas com esta ligação em mente, sendo o exemplo mais recente o concerto da Orquestra de Jazz de Matosinhos e Manuela Azevedo, no Coliseu Porto Ageas, no passado dia 1 de Outubro. Mais de duas mil pessoas assistiram a este espectáculo, organizado para celebrar o Dia Mundial da Música.
Segundo Inês Simões, responsável de Comunicação, Marca e Cultura Organizacional do Grupo Ageas Portugal, as pessoas são o centro da actividade da seguradora: os próprios clientes, mas também os colaboradores, parceiros, mediadores e comunidade. E é com este posicionamento como pano de fundo que a Ageas se junta à cada vez maior consciencialização para a importância da saúde mental.
Em comunicado, a responsável reforça ainda a vontade da empresa em «contribuir para o fortalecimento da cultura, da música, dos seus profissionais e, ao mesmo tempo, proporcionar a todos a partilha de momentos especiais, de criação, de expressão, de emoções, de alegria, de sorrisos, tão necessários para a saúde das pessoas e das comunidades». Inês Simões afirma mesmo que «a cultura é uma parte fundamental do nosso bem-estar».
A ligação do Grupo Ageas Portugal ao território da cultura e da música não é nova, sendo mesmo um pilar da sua estratégia. O Grupo Ageas Portugal é parceiro de diversas entidades e eventos culturais, como o Coliseu Porto Ageas, Teatro Nacional D. Maria II, Festival Internacional de Música de Marvão ou a Casa da Música.
Além disso, tem colaborado com o Chapitô em eventos do grupo e está também envolvido em iniciativas de recuperação de coretos e monumentos emblemáticos que tradicionalmente abrigam bandas musicais em concertos, festas e romarias.