Qual é a primeira coisa que faz quando acorda?

Até uma hora depois de acordarem, 78% dos consumidores dos mercados desenvolvidos consulta os seus equipamentos móveis. As primeiras aplicações que abrem dizem respeito a mensagens de texto e instant messaging até porque a tendência de trocar as comunicações de voz por comunicações escritas já é uma realidade.

Os dados são do estudo Global Mobile Consumer Trends, realizado pela indústria de Tecnhology, Media & Telecommunications (TMT) da Deloitte, que indica ainda que a utilização global de equipamentos móveis, especialmente smartphones e tablets, está a crescer devido à maior penetração destes dispositivos. Em média, os consumidores consultam os seus smartphones 40 vezes por dia, resultando em mais de 80 mil milhões de consultas por dia quando considerados todos os utilizadores de equipamentos móveis do mundo.

Miguel Eiras Antunes, partner de consultoria da Deloitte Portugal, garante que não há dúvidas de que o consumidor conectado vai mudar todas as indústrias e regiões do Mundo. «As previsões de crescimento a longo prazo, para a maior parte das empresas globais, dependem da capacidade de se manterem sempre um passo à frente dos hábitos dos consumidores, principalmente numa altura em que estão em constante evolução e transformação.»

Quanto aos pagamentos móveis, 20% dos consumidores de mercados desenvolvidos já realizou transacções deste género. Nos mercado emergente, 47% dos inquiridos diz já ter utilizado o telemóvel para realizar pagamentos em lojas. A China é o país em que os pagamentos móveis mais têm crescido, mais 66% face ao ano passado.

«É interessante perceber que os consumidores que residem em países tecnologicamente avançados, como é o caso da Alemanha, França e Estados Unidos da América, são aqueles que se mostram mais relutantes em utilizarem soluções de pagamentos móveis, comparativamente com os dos mercados emergentes», refere Miguel Eira Antunes. O principal entrave à adopção plena deste meio de pagamento é a segurança.

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