Qual a ligação entre o Facebook e o consumo de televisão?
Dos posts relacionados com um programa de televisão no Facebook 60% acontecem quando o mesmo ainda está a ser emitido e 80% das conversas são provenientes de aparelhos móveis, como tablets e telemóveis. Estes são alguns dos resultados da primeira análise dedicada à televisão feita pela rede social, em parceria com a SecondSync, que revela como o Facebook é usado para gerar conteúdos sobre televisão.
O estudo, que incide sobre os utilizadores do Facebook nos Estados Unidos da América, Reino Unido e Austrália, concluiu ainda que perto de um quarto da audiência da televisão publica conteúdos na rede social associados ao programa que assiste no momento. A interacção pode ser manifestada via posts, comentários a posts, likes ou partilhas (shares).
Há diversos géneros de programas que levam à interacção dos fãs, desde os talk shows (comentando as entrevistas a convidados) aos filmes (em que as cenas icónicas tendem a ter o pico de conversas), passando pelas competições (opinando sobre as prestações dos concorrentes) e pelos documentários.
Também o desporto é um catalizador de interacções no Facebook. Por exemplo, durante a final do Super Bowl foram registadas 185 milhões de interacções no Facebook de 50 milhões de utilizadores únicos!
Em termos de idades, como seria de esperar, é entre os 13 e os 34 anos que está a maioria dos utilizadores que interage com o Facebook durante as transmissões televisisvas, representando 60% das interacções. Segue-se os jovens adultos entre os 35 e 44 que representam 20% das referências.
A análise é baseada em palavras estudadas e criadas pela SecondSync, empresa especializada em estudos sobre televisão nas redes sociais, com enfoque em programas que estiveram no ar entre Setembro de 2013 e Janeiro de 2014.