Quais são os supermercados em Portugal que mais agradam aos consumidores?

A Deco Proteste analisou qual é o nível de satisfação dos consumidores portugueses em relação aos supermercados do País. De acordo com os dados, as lojas físicas Mercadona são as que mais agradam aos portugueses, seguidas pelas El Corte Inglés/Supercor e pelas My Auchan. Relativamente às compras online, a maior satisfação é com o site do El Corte Inglés.

As conclusões foram obtidas através de um inquérito realizado anualmente a 4.412 pessoas em Junho. Foram ainda consideradas as respostas de 2022 de forma a garantir maior estabilidade nos resultados, reunindo-se mais de 20 mil experiências válidas em 20 supermercados.

No caso das lojas online, a satisfação baseia-se apenas nas respostas de quem efectuou compras nos sites e recebeu os produtos em casa, através de um serviço operado pelo supermercado.

O estudo permitiu assim aferir que 55% dos consumidores vai ao supermercado uma ou duas vezes por semana, 67% paga com cartão de débito e 53% visita todas as semanas o mesmo supermercado. Já 74% confirma que nunca compra num supermercado online. O agrado com os preços é o factor que mais influencia a satisfação dos consumidores com as cadeias de supermercado, seguido pela satisfação com o que se compra e o conforto da loja (espaço, limpeza e luminosidade).

No que toca às lojas físicas, o principal motivo que leva o consumidor a escolher um supermercado em detrimento de outro é a proximidade à casa ou ao local de trabalho, referida por 38%. Apenas 15% menciona a qualidade dos produtos em geral e o facto de a loja praticar bons preços.

O que dizem os consumidores dos supermercados?

As lojas Mercadona possuem uma avaliação mais elevada em relação ao conforto, na indicação dos preços, na qualidade do peixe, na qualidade e disponibilidade dos produtos de marca própria e na satisfação com os produtos comprados. Os únicos factores que reúnem menor satisfação nesta cadeia são as promoções e descontos.

Nos supermercados El Corte Inglés/Supercor, a qualidade da carne é o factor com maior índice de satisfação e o mais elevado entre as 20 cadeias analisadas, seguindo-se o conforto dos espaços e estacionamento. O preço dos produtos, promoções e descontos são os que menos satisfazem quem faz compras nestes estabelecimentos.

As lojas My Auchan, que ocupam o 3.º lugar de satisfação global, agradam aos consumidores no estacionamento e qualidade da carne e peixe.

Os artigos de marca própria são os mais procurados em determinadas categorias e cadeias. No caso dos lacticínios, mercadorias, detergentes, produtos de higiene e cosméticos, grande parte dos clientes prefere as lojas Lidl e Mercadona e, em menor medida, o Aldi.

Em relação às lojas online, o aspeto que mais influencia a satisfação global é a precisão na entrega, sendo que o El Corte Inglés e o Pingo Doce (Mercadão) são os que mais satisfazem neste critério. A disponibilidade dos produtos, a pontualidade da entrega e condição dos produtos à chegada também determinam a escolha dos consumidores. No entanto, pão, roupa, calçado, fruta fresca e legumes são alguns dos produtos que os consumidores preferem comprar fora do supermercado.

Os supermercados Pingo Doce e Continente Modelo, na Madeira, obtiveram a satisfação global mais baixa, devido aos preços. O Minipreço, em todo o País, também obteve uma baixa classificação, devido ao estacionamento e conforto, sendo que a principal crítica é a falta de produtos biológicos.

Artigos relacionados