Quais são as funções que os marketeers preferem desempenhar? E as que menos gostam?
Um estudo da plataforma de IA especializada na área do marketing, Phrasee, fez uma lista das 49 tarefas mais comuns dos marketeers e inquiriu 1500 destes profissionais para descobrir quais são as suas funções favoritas, dando-lhes uma pontuação de 0 a 100.
De acordo com os dados, existe um fosso naquilo que os marketeers mais gostam de fazer e o que os Chief Marketing Officers consideram mais importante.
Para os responsáveis pelos departamentos de marketing, gerir orçamentos é a actividade mais relevante da área (100), enquanto para os profissionais de marketing, de forma geral, é uma das tarefas que menos gostam (36).
No lado inverso, os marketeers colocam “criar recursos visuais” no topo da sua lista (73), enquanto para os CMOs esta função está no fim das prioridades (menos de 30 pontos). Monitorizar e gerir a reputação online e manter a consistência das marcas nos diversos canais são outras das tarefas preferidas dos profissionais.
Já as que surgem como as que menos gostam são também garantir que a privacidade de dados é cumprida (24), rever e actualização regularmente as políticas das redes sociais (20) e monitorizar as directrizes legais e éticas da publicidade (16).