Quais os superpoderes da Google, da Apple, do Facebook e da Amazon?
No último ano, o volume de negócios de quatro das principais empresas do mundo ultrapassou os 325 mil milhões de euros, apresentando um crescimento de 10,7% face ao ano anterior. Os dados da Fabernovel referem-se à Google, à Apple, ao Facebook e à Amazon, também apelidadas de GAFA. Resta saber quais os superpoderes que lhes permitem alcançar este patamar. No estudo GAFAnomics, a consultora indica que “as empresas podem alcançar o estatuto de Super-Herói posicionando-se como empresa Magnética, Íntima, Tempo Real e Infinita”.
Magnética significa que sabe explorar e gerir micro pontos de valor. Íntima implica conhecer os clientes e adaptar a experiência oferecida a cada um, ou seja, ser reconhecido como um amigo. Tempo Real é um superpoder que permite adaptar os produtos, serviços ou oferta em projectos a pensar no futuro. Por fim, Infinita significa atingir uma massa crítica através da aquisição de novos clientes com um custo adicional residual.
Ao identificar estes quatro princípios de sucesso, a Fabernovel pretende inspirar outras empresas mais tradicionais a enveredar por novos caminhos estratégicos. Segundo o mesmo estudo, a nova geração de startups já está a aproveitar as opções disponíveis e mais de metade dos Unicórnios, empresas avaliadas em mais de mil milhões de dólares, utilizaram as infraestruturas dos GAFA para facilitar o seu aceleramento. A Uber é exemplo disso mesmo, destaca a consultora.
“Seguindo as mesmas regras dos GAFA”, refere o estudo, “os Unicórnios têm vindo a verificar taxas de crescimento ainda mais extraordinárias”, tendo chegado à avaliação de mil milhões de dólares em apenas 18 a 24 meses. Entre Janeiro de 2014 e Julho deste ano, o número de unicórnios subiu de 42 para 119.