Quais os sectores com maior preponderância digital em Portugal?

Nos últimos seis meses, os hábitos de consumo dos portugueses revelam que o Entretenimento, o Sector Público e a Banca são sectores que registam uma maior interacção digital.

Os dados são do “Digital Sentiment”, desenvolvido pela McKinsey & Company, que analisou o consumo e penetração do canal digital dos portugueses nos serviços oferecidos por diferentes sectores económicos, como como a Banca, Seguros, Retalho Alimentar, Vestuário, Entretenimento, Educação, Viagens e Telecomunicações.

Na utilização de canais totalmente digitais, o destaque vai para o Entretenimento (93%), o Sector Público (84%) e a Banca (74%). Já o sector da Saúde apresenta a taxa mais alta de utilizadores que interagem nos canais digitais com assistência humana (23%). Em oposição, o Retalho Alimentar foi o único sector cuja utilização dos canais digitais diminuiu em comparação com 2020 (-28%), Por sua vez, o sector que mais cresceu foi o das Viagens (+55%).

No que respeita à interacção com canais digitais, o Retalho Alimentar e o Entretenimento apresentam a frequência de interacção mais elevadas (94% e 91% dos consumidores interage mais que uma vez por mês, respectivamente).

Em relação aos gastos mensais no digital, o Retalho Alimentar (32%), Viagens (17%) e Educação (15%), apresentam a maior quota de maiores gastadores (i.e., consumidores que gastam mais de €500 / mês) em canais digitais. Já o Sector Público, a Banca e o Entretenimento são os sectores com uma maior percentagem de consumidores que não gastam dinheiro nos canais digitais.

O estudo refere ainda que 42% dos portugueses que usaram canais digitais pela primeira vez fizeram-no devido à pandemia, especialmente nos sectores da Educação e Saúde. E destaca ainda o crescimento do uso de canais digitais significativamente elevado nos consumidores entre os 55 e os 64 anos~,

A nível de satisfação, Viagens (27%) e Banca (26%) são os sectores onde os clientes demonstram uma maior satisfação com os canais digitais. Os sectores das Telecomunicações e Saúde são apontados como os que têm mais espaço para melhoria.

O sector bancário também é apontado como sendo o mais inovador, uma classifica-se que se deve às funcionalidades e funções dos canais digitais (41%). Também se destaca na confiança dos clientes nos serviços digitais, sendo que as duas principais razões para confiar no sector são a sensação de que os dados pessoais são tratados com segurança (44%) e que a empresa está bem protegida contra ciberataques (21%).

«A maioria dos utilizadores planeia continuar a usar canais, de forma igualmente frequente, nos próximos seis meses, com os mesmos níveis de gastos. Assim, é importante que as empresas de diferentes sectores continuem a trabalhar para acelerar a sua transformação e apostem mais nos canais digitais e nos aspectos que os consumidores consideram mais relevantes», afirma Benjamim Vieira, sócio da McKinsey & Company.

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