Quais os Festivais de Verão que conhece?
Mais de metade da população portuguesa refere de forma espontânea, pelo menos, um festival de Verão, revela o estudo regular da GfK Metris. O crescimento a que se tem assistido nos últimos anos em Portugal, quer em número quer em diversidade, justifica os elevados índices de notoriedade que os festivais de Verão obtêm meses antes da sua realização.
Segundo os dados do GfKTrack.Summer Festivals, são os inquiridos mais jovens (88% de recordação espontânea) e de classes sociais mais elevadas os que se recordam de mais festivais. Contudo, 22% dos portugueses rejeita este tipo de eventos.
O Rock in Rio continua a ser o festival de Verão com maior recordação, líder com 86% de notoriedade total, seguido do Super Bock Super Rock e do Optimus Alive, ambos com 60% de notoriedade total. A completar o top 5 de festivais mais conhecidos encontra-se o Festival MEO Sudoeste e o Vodafone Paredes de Coura.
Numa análise comparativa dos resultados obtidos em Janeiro 2014 face a Janeiro de 2012, destaca-se a melhoria do Optimus Alive em termos de recordação quer espontânea quer total.
Em termos de retorno de patrocínio, o estudo confirma que a associação das marcas ao universo dos festivais tende a centrar-se, essencialmente, na posse do naming sponsor do evento, sendo que o top das marcas mais associadas a festivais possui o seu brand na designação do próprio festival.
Destacam-se as marcas Super Bock e Optimus, segundo os resultados do estudo GfKTrack.Summer Festivals. Na marca Super Bock, embora associada a 17 festivais, destaca-se a associação ao Super Bock Super Rock (92%). A marca Optimus é associada a 11 festivais, mas o festival top of mind é o Optimus Alive (92%).
Já a inexistência do naming sponsor tende a gerar uma diluição do patrocínio, resultando em associações relativamente reduzidas das marcas ao evento patrocinado e, inclusivamente, conduzindo a associações erradas com marcas que nunca estiveram presentes/patrocinaram esse evento. Um exemplo deste facto é o Rock in Rio, evento com o maior número de marcas associadas (29 marcas), mas cujos índices de associação por marca são muito inferiores aos festivais naming sponsor.