Quais os anúncios mais eficazes: criativos ou racionais?
Um estudo realizado pela System1 com base em 100 anúncios de vídeo no Facebook mostra que a racionalidade está a ganhar à criatividade no que à publicidade diz respeito. Mas será isso bom para as marcas?
Um anúncio típico no Facebok contém 5,3 características racionais, como cenas rápidas, narração, monólogos, texto ou bandas sonoras ritmadas. Por outro lado, apresenta apenas 1,3 características criativas, nomeadamente diálogos, música melódica ou personagens que falam em nome próprio (em vez de em nome de outras pessoas).
O problema desta tendência, explica a System1, é que a mesma análise mostra que os anúncios que tendem mais para o lado direito do cérebo – ou seja, criatividade – apresentam resultados mais eficazes e duradouros. Já os conteúdos publicitários racionais parecem ter efeitos apenas no curto prazo.
«Num news feed, não se tem muito tempo para deixar uma marca», lembra Orlando Wood, Chief Innovation Officer da System1. Citado pelo WARC, sublinha que as marcas que queiram chamar a atenção dos utilizadores do Facebook devem apostar em anúncios mais criativos.
Segundo o responsável, os anúncios que as pessoas continuam a ver depois dos primeiros três segundos são aqueles que apresentam mais característicos associadas ao lado direito do cérebro do que ao esquerdo.