Aumentar a notoriedade e o posicionamento de marca é o objectivo estratégico mais mencionado pelas empresas portuguesas que actuam no segmento B2B (business to business). A conclusão é de um estudo da Martech Digital, agência de marketing e comunicação especializada em B2B.
A primeira edição do estudo “Panorama do Marketing B2B em Portugal” visa identificar as principais prioridades estratégicas e tecnológicas que estão a moldar o futuro do marketing B2B no mercado nacional.
O estudo revela que os inquiridos defendem que existe uma necessidade de “ganhar relevância num mercado competitivo, sobretudo em sectores onde a diferenciação é difícil e o ciclo de decisão é longo”. O marketing é, assim, encarado como o “principal impulsionador da percepção da marca junto dos decisores”. Neste contexto, as equipas apostam em dados, tecnologia e personalização para reforçar o seu impacto no negócio.
De resto, a geração de leads qualificadas é a prioridade apontada por 66% dos inquiridos, enquanto 52% refere que a experiência do cliente assume um papel central no negócio. Já a digitalização do marketing e o investimento em tecnologia são referidos como objectivo estratégico por 45% dos inquiridos. De acordo com a Martech Digital, estes resultados demonstram que as empresas B2B portuguesas estão a “alinhar os seus objectivos com prioridades que combinam impacto no negócio, posicionamento de marca e uma melhor experiência do cliente”.
«A primeira edição do estudo “Panorama do Marketing B2B em Portugal”, traça o retrato mais completo (e realista) da função do marketing nos dias de hoje: ganhar notoriedade, gerar leads e melhorar a experiência do cliente», afrima em comunicado Ana Barros, CEO da Martech Digital.














