Quais as marcas que os consumidores veem como mais sustentáveis?
Paradoxalmente, as empresas que os consumidores veem como sendo mais preocupadas com a sustentabilidade são aquelas que apresentam uma pegada ecológica maior. Um estudo da The Cocktail Analysis revela que sectores como Distribuição e Energia são aqueles que o público mais associa a iniciativas sustentáveis, embora sejam as empresas destas indústrias algumas das maiores responsáveis pela poluição a nível mundial.
O sector da Distribuição, por exemplo, é apontado pelos inquiridos por esta empresa de estudos de mercado como o mais activo em termos de sustentabilidade (40%). Tendo como ponto de partida a vizinha Espanha, destacam-se companhias como Carrefour, Lidl e Mercadona. Logo depois aparece o sector da Energia (34%) com Iberdrola, Repsol e Naturgy a ocupar o pódio.
O segredo para as marcas conseguirem conquistar esta percepção junto dos consumidores está em acções de Marketing promovidas em diferentes canais. O ponto de venda parece estar entre os mais eficazes: aqui, a eliminação do plástico e espaços inteiramente dedicados a produtos ecológicos ajudam os consumidores a ver a marca como sustentável. A exibição de certificados que comprovem a aposta no ambiente também contribui.
A Moda, por seu turno, apresenta uma dinâmica diferente. De acordo com o mesmo estudo, citado pelo site espanhol Marketing News, os consumidores preocupados com o planeta tendem a rebelar-se contra esta indústria, optando por reduzir o número de peças adquiridas ou por comprar alternativas mais sustentáveis.