Quais as marcas mais reputadas em Portugal?

A Google é a marca com maior índice reputacional no mercado português, de acordo com o estudo Global Repscore Pulse, realizado pela consultora OnStrategy. Num universo de mais de 300 marcas auditadas, destaca-se a presença de duas marcas portuguesas, a Delta e a Luso, entre as cinco mais reputadas.

O Global Repscore Pulse, que todos os anos é elaborado pela OnStrategy em parceria com o Corporate Excellence Foundation, pretende avaliar a reputação das marcas no mercado nacional. Para tal, é realizado um estudo junto de mais de 40 mil cidadãos, a partir do qual são apuradas as marcas que têm um índice de Excelência Reputacional (mais de 80 pontos) ou Reputação Robusta (entre 70 e 80 pontos).

Na edição deste ano, apenas cinco marcas atingiram o índice de Excelência Reputacional, nomeadamente a Google (87,05 pontos), Delta (83,45 pontos), Nestlé (83,08 pontos), Microsoft (82,38 pontos) e Luso (80 pontos).

Contas feitas, os lugares cimeiros são dominados por marcas dos sectores tecnológico e alimentação e bebidas. «Em Portugal, em termos históricos, as marcas tecnológicas têm estado sempre numa posição dianteira e isso resulta daquilo que é a realidade actual da vivência dos cidadãos. O mercado está em constante mudança, estamos sempre à procura de soluções rápidas para recursos económicos, financeiros e humanos, e as plataformas tecnológicas dão em primeira mão essa resposta. Acaba por ser normal, ainda para mais com o avanço tecnológico que existiu nos últimos anos, que esse sector esteja sempre debaixo de olho», explicou à Marketeer Pedro Tavares, partner e CEO da OnStrategy. «Por outro lado, também é normal que o sector alimentar se destaque, porque está ligado à nossa saúde, aos cuidados que temos com o nosso bem-estar», sublinhou.

Para além das cinco marcas com reputação de excelência, o estudo nomeia ainda 51 marcas com um índice de Reputação Robusta, 30 das quais são portuguesas. A lista pode ser consultada aqui.

O estudo revela ainda as marcas com melhor índice reputacional nos diferentes sectores de actividade. São elas os CTT, Delta (alimentação e bebidas), Santander Totta (banca), L’Oreal (bens de consumo), Fidelidade (seguros), Google (electrónica de consumo), Ikea (retalho geral), Rádio Comercial (media), McDonald’s (retalho alimentar), Vodafone (telecomunicações), Zara (retalho têxtil), Pestana (turismo e lazer), Santa Casa da Misericórdia (apostas desportivas), VDA Vieira de Almeida (serviços legais), CUF (saúde e bem-estar), Vista Alegre (produtos industriais), Galp (energia), Via Verde (construção e engenharia), TAP (aviação), McKinsey (consultoria) e Novartis (farmacêutico). Consulte aqui a lista completa.

Artigos relacionados