Quais as marcas mais reputadas em Portugal?

delta_rsA Google, a Delta e a Nestlé são as marcas com melhor reputação em Portugal, de acordo com o estudo Portugal RepTrak Pulse 2014, divulgado pelo Reputation Institute.

Apesar de haver apenas uma marca portuguesa (Delta) no pódio das mais reputadas, o Top 10 do ranking é composto por outras cinco marcas nacionais, nomeadamente a Renova, Sumol+Compal, Luso, Vista Alegre e RFM. Já a Super Bock, o Pingo Doce e a TAP integram o Top 20.

No que diz respeito às marcas mais reputadas por sector de actividade, a Galp lidera no sector da Energia, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) na Banca, a Vodafone nas Comunicações, a TAP nas Transportadoras Aéreas, a IKEA no Retalho, a Renova nos Produtos de Consumo, a H3 na Restauração, a RFM em Media, a Bayer no sector Farmacêutico e a Sony na área de Electrónica de Consumo. A Delta e a Google destacam-se novamente ao liderarem nas áreas de Alimentação & Bebidas e Computação, respectivamente.

O Portugal RepTrak Pulse 2014 analisa ainda as empresas mais reputadas do PSI 20, numa lista que é encabeçada pela Sonae, seguindo-se os CTT, Galp, Jerónimo Martins e o Grupo Portucel Soporcel.

O inquérito revela ainda que a reputação média das empresas e marcas a actuar em Portugal aumentou em 2014, atingindo este ano um valor de 66,5, que na escala do Reputation Institute (de 0 a 100) equivale a “reputação moderada”. «O estudo deste ano comprova que a crise e a intervenção externa no País foram determinantes para a avaliação da reputação das empresas a operar no nosso mercado, considerando que em 2012 e 2013 os resultados apresentaram uma tendência de decrescimento da reputação das empresas em Portugal. Com o aproximar do fim da intervenção externa, a confiança dos inquiridos aumentou e esse factor reflectiu-se nos resultados deste ano», afirma em nota de imprensa Pedro Tavares, representante do Reputation Institute em Portugal.

O estudo Portugal RepTrak Pulse 2014 resultou de entrevistas a mais de 40 mil cidadãos portugueses, que avaliaram um universo de mais de 170 empresas a actuar no mercado português. O estudo, realizado anualmente, avalia o nível de confiança, estima, admiração e respeito da opinião pública face às empresas e marcas.

Artigos relacionados