Quais as estratégias do consumidor para poupar?
Além de comprar mais marcas da distribuição, em detrimento das marcas próprias, o consumidor definiu outras estratégias para chegar ao final do mês mais confortável. Segundo um estudo realizado pela Nielson, entre 27 mil consumidores de todo o mundo, 57% admitem comprar produtos em saldo, enquanto 40% afirma usar cupões de desconto e 37% diz comprar em lojas de descontos.
Outros dos hábitos adquiridos revela-se: na compra de packs de desconto (35%); comprar perto de casa e do trabalho (25%); armazenar em maior quantidade (22%); trocar marcas de saúde e beleza por outras mais acessíveis (18%); e a troca de packs mais pequenos com preços mais baratos (17%).
No entanto, um em cada dos 10 consumidores entrevistados assegurou que não havia tomado medidas para apertar o cinto.
Outro estudo anterior da Nielson, apresentado há duas semanas, centrado nas marcas da distribuição, assegurava que 60% dos consumidores, entrevistados por 55 países, compravam mais este tipo de marcas como resultado da recessão. Sendo que na América Latina a percentagem de consumidores atinge os 66%, enquanto na Europa atinge os 58% dos consumidores.
Outro dos resultados que a Nielson destaca refere que os hábitos adquiridos durante a actual conjuntura económica tendem tendência a manter-se após superado este período.