Quais as cirurgias estéticas mais procuradas em Portugal?
A medicina estética tem vindo a crescer no mercado nacional à medida que este tipo de procedimentos se tornam mais acessíveis e seguros. De acordo com dados divulgados pela Clínica Luísa Magalhães Ramos (LMR), nos últimos 10 anos o número de cirurgias plásticas realizadas nas suas clínicas especializadas cresceu aproximadamente 10 vezes.
Segundo a Clínica LMR, desde 2020 tem-se verificado um “aumento significativo” da procura por procedimentos minimamente invasivos, tais como os injetáveis (botox e preenchimentos), especialmente desde a pandemia de Covid-19. “O aumento da influência através das redes sociais tem vindo a impactar a procura pela ‘perfeição’ estética”, explica a rede de clínicas em nota de imprensa.
As cirurgias de contorno corporal também têm tido mais expressão, sendo que a lipoaspiração lidera este segmento, aumentando mais de 16 vezes (em número de procedimentos) desde 2014, e sendo muitas vezes combinada com a abdominoplastia para se obter uma melhoria na zona do abdómen. Os procedimentos de remodelação ou aumento de glúteos também têm tido mais procura nos últimos anos, comparativamente com a realidade de há cinco ou 10 anos.
Contudo, o aumento mamário permanece em primeiro lugar no ranking de procedimentos cirúrgicos mais procurados na Clínica LMR. Segue-se a mastopexia e a redução mamária. “Tem havido uma crescente procura por outro tipo de cirurgias, como cirurgias íntimas femininas, um procedimento cada vez menos ‘tabu’, e um conjunto de cirurgias de remodelação corporal”, salienta a Clínica LMR.