Público comemora 25 anos com edição dirigida por João Magueijo
O físico teórico vai ser director por um dia da edição de aniversário do jornal diário. A sair no dia 5 de Março, esta edição será gratuita.
O Público celebra o 25.º aniversário e convidou o físico teórico João Magueijo para ser director por um dia da edição de aniversário, a sair no dia 5 de Março. O tema será o tempo, escolhido por ocasião do Ano Internacional da Luz e dos 100 anos da teoria da relatividade geral de Einstein.
O jornal impresso do dia 5, com mais de 100 páginas, será oferecido aos leitores e deixa as secções tradicionais por um dia, substituindo-as por três grandes blocos: tempo de tudo, tempo de agora e tempo das últimas 24 horas, no que é, segundo o jornal, “uma leitura visual da história do universo”.
O jornal incluirá nesse dia textos e entrevistas dos convidados de João Magueijo, nomeadamente do arquitecto Álvaro Siza que irá apresentar uma “História aos quadradinhos aberta à interpretação de quem os aprecie” e uma selecção de 25+1 momentos em que o tempo histórico acelerou ou regrediu no último quarto de século, para além de dezenas de diferentes abordagens à volta do tempo.
No mesmo dia, no site do Público, será publicado o vídeo “Um dia normal”, com 1440 minutos, tantos quantos os que cabem em 24h, e é um retrato de Portugal em 2015.
No dia 6 de Março, o Ípsilon escreve sobre The Clock, de Christian Marclay e no dia 7, sábado, a Fugas dá uma volta ao mundo em 27 dias. Domingo, dia 8 de Março, a revista 2 entrevista 12 portugueses “fora do tempo”, numa escolha do físico Carlos Fiolhais, e antecipa, pela voz de 22 especialistas, Portugal em 2040.
O Público vai ainda enterrar, em parceira com a EDP, uma cápsula do tempo para ser aberta no 50.º aniversário do jornal. Vhils, na revista 2, vai dar a conhecer um projecto que culminará no Verão com 25 desenhos que o artista fez a partir de 25 capas do Público.
A data será ainda celebrada com a realização do evento “Conversa sobre o tempo”, na qual participará além do físico João Magueijo, a cosmóloga Marina Cortês, o historiador Ramada Curto, o crítico de arte Alexandre Melo e o filósofo Nuno Nabais, que terá lugar no Centro Cultural de Belém, Sala Luís Freitas Branco, pelas 18h30.