Publicidade no Facebook mais próxima da TV
O Facebook está a introduzir duas novas ferramentas que permitem aos anunciantes comprar espaço publicitário como se o fizessem para televisão. As ferramentas, disponíveis tanto para o Facebook como para o Instagram, iniciam um novo capítulo de segmentação. Uma delas, designada por “day-parting”, deixa que as marcas escolham a que horas exactas querem que os seus anúncios estejam visíveis nestas redes sociais. A publicidade é distribuída por partes do dia, tal como acontece na televisão, na qual existem períodos de ouro para os anúncios.
A outra ferramenta resulta de uma parceria com a Nielsen e chama-se “DMA targeting”. Consiste em seleccionar a localização geográfica do anúncio com base na Designated Market Area (DMA) – áreas em que a audiência televisiva é medida pela Nielsen.
O objectivo de ambas, avança a AdAge, é oferecer aos anunciantes a capacidade de construírem uma marca mais forte especialmente nos dispositivos móveis, ao disponibilizarem ferramentas com que já estarão familiarizadas no mundo televisivo mas também ao obrigarem-nas a pensar no vídeo no contexto Facebook. Citado pela mesma publicação, Matt Idema, VP Monetization Product manager do Facebook, explica que o mobile mudou a forma como as pessoas absorvem informação, nomeadamente no que diz respeito a vídeo. «Para os marketers, esta mudança torna essencial levar em conta novas considerações criativas aquando do desenho de anúncios em vídeo eficazes», conta.
Um dos aspectos básicos a ter em conta é que o som não pode ser determinante na compreensão do anúncio mobile. E as marcas parecem não ter percebido isso ainda. Dados do Facebook revelam que apenas 24% dos anúncios são compreendidos sem som. Outro aspecto importante é a duração, sendo que o mesmo estudo indica que os utilizadores passam apenas 1,7 segundos atentos a um conteúdo em dispositivos móveis. No desktop, este número sobe para 2,5 segundos.