Publicidade no Facebook é mais eficaz que no Twitter
O futuro de redes sociais como Facebook e Twitter pode estar a jogar-se no terreno da publicidade em dispositivos móveis. De acordo com a empresa TBG Digital, especializada em social media, a publicidade do Facebook em dispositivos móveis tem obtido melhores resultados que a do Twitter. A companhia, que faz o planeamento de campanhas em ambas as plataformas, analisou 278 milhões de impressões publicitárias no Facebook, difundidas no mês de Junho, tendo concluído que o CTR (Clickthrough Rate) foi de 1,14%. Um valor que, em termos absolutos, se situa muito abaixo dos valores obtidos no conjunto da internet, mas que ultrapassa os 0,83% registados pela plataforma de Marck Zuckerberg no computador. No caso do Twitter foram analisados 24 milhões de impressões no mesmo período e o CTR foi quatro vezes inferior, de 0,26%.
Os responsáveis pelo estudo assinalam que as razões pelas quais o Facebook obtém melhores resultados podem prender-se, entre outras, com o facto de os anúncios daquela rede social nos ecrãs de dispositivos móveis serem uma novidade e, portanto, serem mais atractivos para os utilizadores.
Além disso, os anúncios apresentados surgem no formato de histórias patrocinadas, que é o mesmo que dizer que são gerados a partir de acções positivas de um amigo em relação a uma marca. Outra das justificações avançadas pela TBG Digital tem a ver com o facto de os utilizadores prestarem mais atenção ao mural do Facebook do que ao do Twitter, uma vez que na primeira plataforma se encontram as pessoas que lhes são mais próximas.