Publicidade garante 37,8% das receitas das publicações periódicas e do consumo digital

Em 2023, das 838 publicações periódicas, 431 eram revistas e 407 eram jornais, representando, no total dos títulos, 51,4% e 48,6% respetivamente, revela a última análise do Instituto Nacional de Estatística (INE).

De todas as publicações periódicas, 42,1% foram difundidas só em papel, sendo que 42,9% foram difundidas, em simultâneo, em suporte eletrónico. Houve ainda 15 % apenas em suporte “só eletrónico”.

Por outro lado, a mesma análise refere que, no ano passado, 79,7% dos utilizadores de internet (pessoas dos 16 aos 74 anos) indicaram ter lido notícias em jornais, revistas online ou noutros websites de informação.

Nos últimos 3 meses anteriores ao estudo, 72,6% ouviram música através da internet e 47,4% viram televisão online..

A proporção de pessoas que jogaram através da internet ou fizeram download de jogos foi de 36,8%.

No que diz respeito ao comércio eletrónico de produtos e serviços culturais, em 2023 destacaram-se: a compra de filmes e música (produtos físicos e digitais, assim como streaming), indicado por 45,3% dos utilizadores de internet; a aquisição de filmes, séries ou programas de desporto para download ou subscrição de um serviço online, realizada por 37,6% dos utilizadores; e a aquisição de bilhetes para eventos culturais e desportivos, referida por 41,3% dos utilizadores. Neste último, destacaram-se os que compraram bilhetes para eventos culturais ou outros, como cinema, concertos e feiras (37,9%).

A compra de livros, revistas e jornais (papel e digital, assim como subscrições online) foi referida por 24,7% dos utilizadores de internet em 2023, a circulação total de publicações periódicas (407 jornais e 431 revistas) foi de 789,4 milhões, da qual 61,8% de jornais e 38,2% de revistas.

No que diz respeito às vendas, o mesmo relatório refere que a circulação total das publicações periódicas (que inclui o total das vendas, assinaturas e ofertas das publicações periódicas impressas e eletrónicas) ascendeu a 789,4 milhões, da qual 88,5% foi circulação gratuita (698,7 milhões) e 11,5% foi circulação paga (90,7 milhões).

Da circulação total, 61,8% pertenceu a jornais e 38,2% a revistas. A maior proporção da circulação total paga respeitou aos jornais e revistas de edição impressa, com 84,9 milhões (80,3%). Apenas 5,8 milhões da circulação paga (0,7%) pertenceu às publicações de edição eletrónica.

As 712 publicações da edição impressa registaram 16 998 edições, 157,1 milhões de tiragem total e 105,8 milhões de circulação total, da qual 19,7% foram exemplares gratuitos.

As 485 publicações com suporte eletrónico registaram 683,6 milhões de circulação total, em que quase a totalidade foi circulação gratuita (99,1%).

Em 2023, as receitas e despesas das publicações periódicas atingiram 217,9 milhões de euros e 167,2 milhões de euros, respetivamente.

Aos jornais pertenceram 61,5% das receitas e 70,4% das despesas, enquanto às revistas pertenceram 38,5% e 29,6%, respetivamente. As receitas tiveram como principal origem a circulação paga (59,5%) e a publicidade (37,8%)

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