Publicidade enganosa e falsos descontos motivam 48% das denúncias na Black Friday
Black Friday terminada, contas aos resultados. No período de 1 de novembro e 5 de dezembro de 2024, foram registadas pelos consumidores 668 reclamações, um aumento na ordem dos 15%, em comparação com o período homólogo do ano anterior, onde se verificaram 582 ocorrências, segundo dados do Portal da Queixa.
48% nas denúncias resultaram de casos relacionados com publicidade enganosa e falsos descontos e a categoria em que mais queixas houve foi a da “Informática, Tecnologia e Som”, ao somar 32,8% das reclamações dos consumidores, entre novembro e dezembro.
A segunda categoria mais reclamada foi “Compras, Moda e Joalharia”, ao reunir 17,8% das reclamações. Já a categoria “Comunicações, TV e Media” esteve na origem de 10,9% dos casos e a motivar 7,8% das participações, a categoria “Beleza, Estética e Bem-Estar”.
Já no que diz respeito ao período antes da Black Friday, os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores através do Portal da Queixa foram: publicidade enganosa e falsos descontos (47,6%), atrasos (38,1%) e problemas com o cancelamento de compra (9,5%). No que se refere ao período pós Black Friday (de 30 de novembro até 5 de dezembro), verificou-se que a maioria das queixas (55,7%) aponta como problema: atrasos nas encomendas.