Publicidade endereçada no Playce impacta em 44% a recordação dos consumidores

Os anúncios no Playce, plataforma que permite aos anunciantes direcionar a publicidade em televisão consoante os diferentes tipos de público, geram até mais 44% de recordação nos consumidores. A conclusão é do estudo “Impacto da Publicidade Endereçada”, elaborado pela GfK Metris, que mediu o poder deste formato na atenção e recordação de campanhas publicitárias, assim como a eficiência da segmentação do anúncio na intenção de compra dos produtos/serviços publicitados.

Com a participação dos anunciantes Continente, BMW e Betano, estiveram em análise as seguintes campanhas:

  • Regresso às Aulas do Continente, com uma campanha utilizando o segmento Kids Family (onde se incluem os lares com crianças entre os 4 e os 12 anos) e uma campanha genérica (sem qualquer segmentação);
  • BMW com o anúncio do automóvel iX40, com uma campanha utilizando o segmento Top Spenders (lares com maior poder de compra estimado) e uma campanha genérica;
  • Betano com a divulgação do patrocínio aos principais Clubes de Futebol, com uma campanha utilizando o segmento Sporties (que engloba os lares com maior visualização de conteúdos de desporto) e uma campanha genérica.

Os resultados demonstram que a utilização de segmentação adequada numa campanha realizada no Playce gera até mais 71% de recordação nos consumidores comparativamente à publicidade genérica (quando não é utilizada qualquer segmentação) e a intenção de compra sobre os produtos/serviços anunciados é superior em mais de 50%.

Conclui-se também que quanto maior for a frequência destes anúncios, mais elevada é a taxa de recordação: 46% dos espectadores recordam-se de um anúncio visto apenas uma vez, enquanto 63% se recorda de um que foi visto três ou mais vezes.

«As conclusões deste estudo permitem afirmar que as características de apresentação do anúncio (despoletado na acção do utilizador e exclusivo), o formato (non skippable) e a segmentação assertiva, tornam o Playce um meio de publicidade muitíssimo impactante e eficaz», afirma, em comunicado, Francisca Azevedo, directora executiva da GfK Metris.

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