Publicidade em Portugal cresce 4,7% este ano

Apesar de ser o mercado publicitário mais pequeno da Europa Ocidental (518 milhões de euros), de acordo com o estudo Magna Global, Portugal apresenta um cenário de recuperação de investimento e crescimento. A estimativa aponta para uma subida de 4,7% este ano, depois de em 2015 se ter registado um aumento de 4,4%. Para 2017, a unidade de estratégia do IPG Mediabrands prevê um crescimento de 4,8%.

A televisão mantém-se como o meio com mais peso, sendo expectável um crescimento superior ao esperado: em vez de 2%, a televisão deverá evoluir 4,6%. Segue-se o digital, que deverá terminar este ano com um crescimento de 20%, e os meios tradicionais (incluem cinema), com uma subida prevista de 5,8%. Segundo a Magna Global, os números apresentados para os meios tradicionais devem-se, em parte, à conquista do título de Campeões Europeus de Futebol pelo que a situação não deverá ser tão positivo no próximo ano.

Alberto Rui Pereira, CEO do IPG Mediabrands Portugal, considera que é importante verificar que a dimensão do mercado português não impede um crescimento competitivo em relação ao resto da Europa. «As previsões para 2017 indicam um crescimento limitado mas demonstram que, independentemente das plataformas que ganham ou perdem espaço, o investimento tem vindo a crescer de forma regular de ano para ano», conclui o responsável.

Previsões globais

A nível mundial, o mercado publicitário deverá encerrar o ano com um crescimento de 5,7%, atingindo os 493 mil milhões de dólares (471,7 mil milhões de euros). O pico da taxa de crescimento deve-se a grandes eventos como é o caso do Euro 2016, Jogos Olímpicos, Copa América e eleições norte-americanas.

Para o próximo ano, a Magna Global antecipa uma desaceleração dada a ausência de eventos com dimensão semelhante à dos que se realizaram este ano. Deste modo, o crescimento não deverá ir além dos 3,6%, com o digital a destacar-se em termos de contributo. Estados Unidos da América, China, Austrália e Reino Unidos são os principais mercados responsáveis pelo crescimento global.

Quanto ao digital, o mesmo estudo indica que deverá ser a plataforma número um a nível de investimento publicitário até 2021. Para já, os dados revelam que, na Europa Ocidental, o digital representou 110% do crescimento líquido do mercado,  o que significa, de acordo com a Magna Global, que todas as outras plataformas sofreram quedas.

Google e Facebook foram os protagonistas neste campo, controlando mais de metade do investimento total em publicidade digital. Em 2015, ficavam-se pelos 44%.

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