Publicidade Digital: IAB promove evento sobre futuro do sector

O IAB Portugal apresentou, ontem, em Lisboa, o UPFRONTS 2025, um encontro sobre os principais factores que marcam o presente, e sobretudo o futuro, da publicidade digital em Portugal e na Europa.

 

Com diversos oradores convidados – Sérgio Oliveira (Grupo Publicis), Gustavo Cordeiro e Joana Santos (Google) e Inês Silva (Endless), a iniciativa trouxe para cima da mesa, e para dezenas de convidados, as últimas tendências, insights e inovações do sector. A realidade Europeia nesta área foi complementada pela visão e presença de Jonathan Mew, CEO da IAB UK, e Reyes Justribó, CEO da IAB Espanha, que sublinharam o impacto da publicidade digital nos respectivos mercados, que estão na dianteira da Europa.

Fernando Parreira, presidente do IAB Portugal, entidade organizadora do evento e que agrega diversas empresas do sector, deu as boas-vindas aos presentes e destacou como principal objectivo do UPFRONTS 2025 a análise do panorama de mercado, enunciando desafios e oportunidades que marcam o futuro da publicidade digital, mantendo a aposta em trazer awareness e contextualização ao sector.

Sobre o impacto e o valor da publicidade digital, e citando um estudo do IAB Europa, Fernando Parreira começou por avançar que 71% dos consumidores esperam experiências personalizadas através da publicidade digital. Apesar de questões de privacidade serem frequentemente levantadas, a indústria tem trabalhado activamente para equilibrar a personalização de anúncios com a protecção de dados. «Bem implementada por marcas, agências e meios de comunicação, a publicidade digital é amplamente bem recebida pelos consumidores», adiantou.

Outro ponto abordado foi o papel da publicidade digital na sustentabilidade do ecossistema de informação e entretenimento, sendo que a maioria dos conteúdos consumidos gratuitamente pelos utilizadores é financiada por publicidade digital e que, na Europa, cerca de 70% das receitas do sector de Media dependem desse modelo. Nesse sentido, é essencial manter um equilíbrio para garantir o acesso livre a conteúdos de qualidade.

A publicidade digital representa, actualmente, 63% do investimento publicitário na Europa. No entanto, Portugal ainda não contribui para esses dados, sendo um desafio que o IAB Portugal pretende ultrapassar em conjunto com os agentes do sector. Comparando a participação da publicidade digital no mercado europeu e português, existe um descompasso preocupante, já que, em 2024, o crescimento do digital no nosso país foi de apenas 1%, enquanto que em Espanha o crescimento foi de 12%. Para Fernando Parreira, este é um ponto essencial que o sector precisa discutir e encontrar formas de reverter, já em 2025.

Quanto a tendências, 2025 continuará a ser um período de grande incerteza, dada a conjuntura macroeconómica e geopolítica. Contudo, este é também um ano de forte inovação, impulsionada pela Inteligência Artificial e a sua aplicação em diversas áreas, desde a tecnologia aos modelos de negócios.

Outro tema relevante é o crescimento do vídeo e CTV (Connected TV) dentro do ecossistema digital, que tem-se mostrado bastante dinâmico nos últimos anos, assim como o crescimento do Retail Media na Europa, sendo que Portugal ainda está um pouco atrás nessa tendência, apesar da aceleração que se está a verificar. As tendências incluem, ainda, o crescimento acentuado do áudio digital na Europa e a ascensão do Digital Out-of-Home (DOOH) em Portugal, assim como o desafio das marcas em fortalecer o branding dentro do ecossistema digital, observando-se a importância de um regresso às raízes.

O mundo está a passar por uma grande transformação, e com ele mudam também os consumidores e os seus hábitos de consumo. A publicidade digital será, sem dúvida, um dos sectores que mais terá de se adaptar e evoluir neste novo cenário. Como a maior associação de empresas da indústria de publicidade digital, o IAB Portugal continuará a promover iniciativas estratégicas para enfrentar os desafios do sector e aproveitar as grandes oportunidades que estão por vir.

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