Psicóloga abre padaria/pastelaria sem glúten em Cascais
Abriu na freguesia da Parede, em Cascais, um espaço onde os sabores tradicionais estão livres de glúten. Chama-se Batarda’s e, numa primeira fase, começou por funcionar em regime de dark kitchen – ou seja, sem porta aberta para receber clientes. Agora, porém, tudo muda: já é possível visitar o Batarda’s, sentar na esplanada e provar as iguarias.
A ideia nasceu pelas mãos de Maria Batarda, psicóloga que decidiu estar na altura de provar que a cozinha sem glúten pode ser saborosa. Para isso, desenhou uma padaria/pastelaria que serve brunchs e pequenos-almoços, pizzas, pães, bolos e salgados – tudo com certificação Gluten Free da Associação Portuguesa de Celíacos.
A vontade de apresentar soluções está relacionada com o facto de Maria Batarda ter sido diagnosticada com a doença celíaca há sete anos, altura em que percebeu que a oferta no mercado ainda era reduzida e que, por vezes, apresentava muitos aditivos. «Passei, então, a dedicar-me à adaptação das receitas da minha família, mas mantendo os sabores originais e tão tradicionais como os que cozinhava, ainda em criança, com a minha avó» conta em comunicado.
O menu do Batarda’s também conta com opções para vegetarianos, consumidores que seguem dietas vegan ou que são intolerantes à lactose.
Um dos grandes destaques é o Menu Brunch, que inclui trilogia de pães exclusivos da Batarda´s (pão alentejano, baguete, croissant), ovos mexidos, bowl de iogurte grego com granola e frutas, manteiga, queijo, fiambre e compota de frutas da estação, panquecas de cacau com nutella da casa, fruta e granola, cappuccino ou sumo de laranja e, ainda, café.