Próximo Festival CCP é uma homenagem a quem se sabe transformar

“Transformers” é o título de um filme conhecido, mas é também o tema de próximo festival organizado pelo Clube Criativos Portugal (CCP). Na sua 23.ª edição, o evento contará ainda com a companhia da VIII Semana Criativa de Lisboa, que se estende de 29 de Setembro a 3 de Outubro.

Este ano, a direcção do CCP propõe uma reflexão sobre mudança e, ainda, uma homenagem àqueles que melhor se adaptam e transformam. “O mundo mudou. Esta é a frase mais ouvida nos últimos tempos. Nunca a nossa capacidade de adaptação esteve tão à prova. No último ano e meio, todos fizemos exercícios de transformação, reorganização e encaixe”, indica o clube em comunicado.

O XXIII Festival CCP e a VIII Semana Criativa de Lisboa servem ainda para lembrar que esta transformação não acaba com a pandemia. Pelo contrário, faz parte do dia-a-dia, independentemente de crises sanitárias, e a criativiadde poderá ser a melhor ferramenta à disposição para lidar com isso mesmo.

“Este festival é dedicado a todos os Transformers espalhados por este mercado fora. Mais poderosos do que os robots de Cybertron, só eles são capazes de abrir caminhos na mudança”, aponta ainda o CCP. A Direcção sublinha também que está a trabalhar para que o evento seja físico, mas que, neste momento, é impossível prever se tal será possível.

A nova edição do festival, cuja identidade gráfica é assinada pelo Estúdio R2, já tem as inscrições abertas, sendo que trabalhos submetidos até 30 de Junho terão direito a 10% de desconto early bird. Os sócios do CCP têm um desconto adicional de 5%.

As agências, produtoras, freelancers e agências in house podem inscrever os trabalhos até às 18h de 6 de Setembro. A plataforma de inscrições online tem o apoio da Alpha Awards, ao passo que o festival conta com os auditores e consuldores BDO como parceiros.

O que muda?

A partir deste ano, é possível inscrever trabalhos criados por duas ou mais pessoas em colaboração e escolher como repartir os pontos entre essas empresas, caso o trabalho seja premiado.

Além disso, agências, estúdios, clientes e freelancers podem inscrever ideias na categoria de Meios, mas, caso a sua veiculação tenha sido paga, a agência de meios tem de ser creditada.

Quanto aos rankings anuais, o CCP informa que existem novas categorias profissionais nas fichas técnicas “para diminuir a duplicação de autores com a mesma função nas inscrições”, designadamente: Director Criativo Executivo; Director de Estratégia; UX Designer; UI Designer; Produtor Executivo; e Direcção de Arte Cinematográfica.

Artigos relacionados