Protótipo de eléctrico de competição apresentado no Técnico

novabaseO FST 04e foi ontem apresentado, no Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa. Este protótipo de competição é o quarto construído pela equipa Projecto FST Novabase e o primeiro com propulsão eléctrica. Projectado para obter excelentes performances em pista, este monolugar de competição é composto por um chassis tubular e uma suspensão semelhante à F1. Mas a grande inovação está na utilização de dois motores eléctricos muito leves e de alta potência, alimentados por uma bateria de lítio-fosfato-ferro.

A equipa de 17 estudantes de engenharia mecânica, electrotécnica e de computadores, e aeroespacial, vai agora iniciar a fase de testes de forma a preparar o FST 04e para competições em Hockenheim, Alemanha (Agosto), e na Catalunha, Espanha (Setembro), onde participarão mais de 50 equipas de todo o mundo. Nestes desafios todos os aspectos do veículo serão postos à prova: desde os aspectos técnicos e de engenharia até aos planos de custos e de “marketability”.

O projecto FST Novabase é patrocinado pela Novabase (patrocinador de platina) e pela EDP, Siemens, Lemo, MCAV, KIP e Metal Conser (patrocinadores de ouro).

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...