
Bain Capital e WPP Group planeiam venda da Kantar Worldpanel
Os proprietários do Grupo Kantar, Bain Capital e WPP Group, a empresa de estudos de mercado global, estão a explorar uma venda de mais de 5, 9 mil milhões de euros da divisão que gere painéis de consumidores, avançam os órgãos de comunicação britânicos, Sky News e Financial Times.
De acordo com o canal de notícias, a Worldpanel da Kantar poderá ser posta à venda ainda este ano. A mudança, que ainda não foi formalmente aprovada pela Bain Capital e pelo WPP Group deixaria a empresa como uma consultora de estratégia de marca pura.
Segundo o Financial Times, os proprietários já teriam ponderado uma oferta pública inicial para a restante atividade da Kantar, mas agora estão a tentar vender as principais divisões do grupo.
Em 2019, o WPP vendeu uma participação de 60% na Kantar à Bain & Company, avaliando a empresa em 3,2 mil milhões de libras. A Bain e a WPP procuram agora lucrar com o seu investimento, ao mesmo tempo que enfrentam tempos difíceis para as ofertas públicas iniciais. Segundo o mesmo jornal, a venda dos negócios seria uma forma mais rápida e segura de angariar dinheiro do que esperar que os mercados fossem favoráveis para um IPO
Em janeiro, a Kantar vendeu a Kantar Media, unidade do grupo dedicada à medição, targeting e analytics de audiências televisivas, à empresa de gestão de investimentos H.I.G Capital por cerca de mil milhões de dólares.
Em 2021, a Kantar já tinha adquirido a empresa de dados Numerator, com sede em Chicago, fundindo-a com a divisão Worldpanel, em janeiro de 2025.