Promoções são a principal forma de poupança dos portugueses
À pergunta “o que é que costuma fazer para poupar?”, 83% dos portugueses inquiridos pelo Observador Cetelem referem estar atentos às promoções. Trata-se de uma subida significativa em relação ao ano passado, quando apenas 31% apontava esta opção. Os portugueses mais atentos às promoções são os que têm entre 45 e 54 anos (90%) e os da faixa etária dos 55 aos 64 anos (87%).
Utilizar cupões ou cartões de desconto é a segunda resposta mais frequente (50%), mostrando a relevância que as acções promocionais e de fidelização das marcas têm na gestão do orçamento dos consumidores.
O mesmo inquérito sobre literacia financeira mostra ainda que tomar mais vezes o pequeno-almoço em casa é outra forma de poupar, sendo uma das que mais cresceu ao longo do último ano: 46% em 2020 versus 19% em 2019. No mesmo sentido, 18% dos portugueses levava o almoço para o trabalho de modo a poupar, no ano passado, o que contrasta com os 33% verificados agora.
Optar por transportes públicos (19% versus 8% em 2019) é também uma das respostas dadas pelos inquiridos, bem como ir a pé (4%) ou de bicicleta (1%) para o trabalho. Os mais jovens são os que mais apostam nos transportes públicos (29%) para poupar.