Projecto Terra: a arma dos CTT para a liberalização do mercado

campanhaO projecto Terra é parte de uma operação que tem vindo a ser preparada pelos Correios de Portugal e que visa preparar a empresa para a abertura da última parcela do mercado: a correspondência com menos de 50 gramas. Entre as medidas que foram agora anunciadas está o desaparecimento do correio verde que é substituído por uma gama ecológica. Em todas as 900 Estações de Correios dos CTT estão a partir deste mês disponíveis 15 novas embalagens e sobrescritos com impacto zero nas emissões de carbono. As embalagens passam a ser reutilizáveis até ao limite da sua resistência, deixando de ser necessária a compra de novas embalagens de cada vez que se queira enviar uma encomenda.

Os CTT vão iniciar a substituição de uma parte da sua frota de motociclos por bicicletas electricamente assistidas. Para já estão previstas 300 bicicletas, cada uma das quais percorrerá 12 a 16 Km por dia, e assistirá cada carteiro que as use na entrega de 700 a 1000 objectos postais/dia. 

Nas apostas dos CTT está também a promoção e a adopção da utilização de tintas, papeis e colas amigos do ambiente.

A campanha de divulgação do Projecto Terra, que arrancou ontem, usa em exclusivo materiais amigos do ambiente. O filme publicitário é carbonicamente neutro, uma vez que evitou algumas emissões de CO2 e compensou as produzidas. A energia eléctrica foi produzida por 40 bicicletas movidas por 85 voluntários trabalhadores dos CTT, foi proibido o uso de transportes individuais a motor, toda a água consumida foi local, captada no Alqueva, onde os CTT promoveram a plantação de cem árvores como forma de compensar as deslocações da equipa de produção.

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