Projecto de “reciclagem” de fígados humanos vence prémio de inovação

A OrgaValue, um projecto da Universidade do Porto que incide na reabilitação de órgãos humanos, é um dos vencedores da edição deste ano do programa Born from Knowledge (BfK) Ideas, promovido pela Agência Nacional de Inovação.

A iniciativa BfK Ideas visa impulsionar a transferência de conhecimento das instituições de Ensino Superior para o tecido empresarial. Nesta edição do concurso, estiveram representadas 29 instituições, sendo que foram escolhidos quatro projectos como vencedores.

O projecto apresentado pela OrgaValue tem como objectivo melhorar a eficácia nos transplantes de fígado. De acordo com os promotores do projecto, todos os anos 30 pessoas morrem diariamente enquanto esperam por um transplante e 54% rejeitam o novo órgão, sendo que o problema “não está na falta de órgãos, mas na qualidade dos mesmos”.

Para colmatar este problema, a OrgaValue desenvolveu uma tecnologia de bioengenharia que permitirá reabilitar órgãos humanos, tornando-os “totalmente transplantáveis”. A solução é baseada “numa solução líquida de limpeza que remove as células, deixando uma matriz não celular com a matriz orgânica apropriada. Então, novas células humanas saudáveis são introduzidas na matriz para bioengenharia de um novo órgão”, explicam. Os primeiros ensaios clínicos deste projecto devem ocorrer em 2025, sendo que a tecnologia deverá chegar ao mercado em 2028.

Além deste projecto, a edição deste ano do programa BfK Ideas premiou três ideias, duas delas na área da saúde: PlatGen, um projecto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) que desenvolveu uma terapêutica veterinária biológica que cura feridas cutâneas mais rapidamente, com menos custos e menor impacto ambiental; e As Aventuras de Lexie, um projecto do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave que consiste num jogo interactivo para crianças com dislexia.

Artigos relacionados