Programa Estou Aqui! ajuda a encontrar crianças desaparecidas

A Polícia de Segurança Pública (PSP), a Fundação PT, a RFM e a UTIS – Unidade de Tecnologias de Informação de Segurança juntaram-se para criar o Programa Estou Aqui! (EA), que tem por objectivo facilitar e agilizar a localização dos educadores e/ou pais de crianças perdidas no período de Verão. Nesse sentido, serão distribuídas pulseiras EA, de forma gratuita. Sem substituir a responsabilidade que os encarregados de educação deverão assumir, o programa foi desenhado para que os pais tenham maiores probabilidades de reencontrar os seus filhos no caso de estes se perderem.

A pulseira EA, limitada a um stock de cinco mil unidades, é vocacionada para crianças a partir dos dois anos, preferencialmente. Pode ser requisitada nas esquadras da PSP a partir do início de Julho, bem como em eventos promovidos pela Fundação PT e pela RFM.

Em caso de desaparecimento da criança, através da chamada 112 serão accionados os mecanismos de comunicação com as Forças de Segurança, que enviarão uma patrulha policial para o local onde se encontra a criança desaparecida. No decorrer deste processo a PSP procurará agilizar, através da Força de Segurança envolvida, o contacto com o responsável pela criança, de acordo com os seus dados de identificação, fornecidos no acto de adesão e activação da pulseira EA.

Patente até 15 de Setembro, o programa Estou Aqui! arranca este ano, como piloto, e terá um âmbito restrito, numa primeira fase. A sua aceitação e sucesso determinarão a viabilidade de o alargar a outros períodos do ano, envolvendo outros agentes e parceiros.

 
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...