Investimento em comunicação ainda é um custo para os CEOs portugueses

Em Portugal, publicitários e marketeers consideram que as direcções das marcas nacionais ainda não conseguem medir o impacto do investimento em comunicação na criação de valor para as suas insígnias, o que significa que os CEOs valorizam a marca como activo, mas olham para o investimento como custo.

As conclusões são de um estudo desenvolvido pela Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP), que juntou CEOs, marketeers e publicitários com o objectivo de fazer um retrato do mercado e conhecer melhor as relações entre os profissionais da área e membros das direcções das empresas portuguesas.

Os dados demonstram que a maioria dos marketeers (67%) ainda tem dificuldade em classificar as agências de publicidade com o estatuto de consultor estratégico para o crescimento do seu negócio, até porque ambos os grupos de profissionais concordam (75%) que ainda é necessário fazer uma tradução entre a criatividade da agência de publicidade e o pragmatismo das direcções das empresas.

«Num momento de viragem dos mercados é cada vez mais importante que as empresas percebam exactamente o valor que as agências publicitárias podem trazer ao seu negócio, enquanto parte integrante de uma estratégia de comunicação consistente e eficaz. Os resultados deste estudo da APAP mostram que ainda há um caminho a ser feito nesse sentido e é esse que a APAP fará ao lado dos seus associados e profissionais do sector», afirma, em comunicado, o presidente da APAP, António Roquette.

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