Profissionais de Marketing e Comunicação entre os mais procurados: «Trata-se de um valor recorde»
Depois de alguns anos de abrandamento nas intenções de recrutamento, o novo ano apresenta-se com um valor recorde: 84% dos empregadores afirma que pretende contratar profissionais para a sua estrutura e os perfis de Marketing são uns dos mais procurados.
As conclusões são do Guia do Mercado Laboral 2022 da Hays que revelam que no topo das necessidades de recrutamento estão os profissionais de Tecnologias da Informação (32%), seguidos dos engenheiros (30%), os comerciais (29%) e os profissionais de Marketing e Comunicação (18%).
«Trata-se de um valor recorde para este tipo de perfil [Marketing e Comunicação], cujas intenções de recrutamento tinham estabilizado nos 14%/15% nos últimos anos e que tinham anteriormente atingido o seu máximo histórico nos 16%, em 2017», refere, em comunicado, Sandrine Veríssimo, regional director da Hays.
A fechar o top cinco dos perfis mais procurados estão os profissionais da área Administrativa e Suporte e os Financeiros, ambos com 13% das intenções de recrutamento. Seguem-se os perfis de Recursos Humanos/Payroll e de Logística/Supply Chain, com 12% e 11%, respectivamente, ainda que com dinâmicas diferentes, revelam os dados. Se para os profissionais de Logística este valor está relativamente em linha com o ano anterior, para os profissionais de RH as intenções de recrutamento aumentaram cinco pontos percentuais.
«É importante destacar, no entanto, algumas diferenças regionais nestas tendências. Na região Norte, o recrutamento de engenheiros estará em claro destaque para 40% dos empregadores, ocupando a liderança da tabela. Seguem-se os perfis de Tecnologias da Informação, com 34%, e os perfis comerciais com 30%. A região Centro segue a mesma tendência, colocando os engenheiros no topo das intenções de recrutamento (com o valor mais elevado a nível nacional – 46%), mas colocando menos destaque nos perfis de Tecnologias da Informação e comerciais do que a região Norte», salienta Sandrine Veríssimo, referindo que no Sul «a liderança será dos perfis de Tecnologias da Informação (33%), seguidos de perto pelos comerciais (30%) e engenheiros (23%). Nesta região, os perfis de Marketing e Comunicação serão procurados por 20% dos empregadores».