Produtos em segunda mão são a primeira escolha dos portugueses nesta Black Friday
De acordo com um estudo realizado pela Cash Converters, empresa de compra e venda de bens em segunda mão, a maioria dos portugueses começa a ter consciência de que a Black Friday é um incentivo ao consumo compulsivo, sendo que mais de 80% admite estar a planear comprar um produto em segunda mão nesta época.
Com o objectivo de analisar o comportamento e intenção de compra dos consumidores portugueses na próxima Black Friday, este estudo concluiu que mais de 90% dos inquiridos não só tem intenção de fazer compras no dia 26 de Novembro, como 44% planeia gastar mais de 100 euros na data que inaugura a temporada de compras natalícias e que é sinónimo de promoções e consumo.
No entanto, quando questionados, os portugueses demonstram uma maior consciencialização: cerca de 54% dos inquiridos acredita que a Black Friday tem consequências negativas para o meio ambiente e 61% está consciente de que, devido à super-produção de novos produtos, as emissões de CO2 podem aumentar seis vezes mais durante este período.
«Apesar de ainda termos um longo caminho a percorrer, começamos a estar perante um consumidor mais desperto e consciente das consequências que advêm do consumo compulsivo que é promovido por iniciativas como a Black Friday», refere, em comunicado, Paulo Freitas, porta-voz da Cash Converters em Portugal.
«Inclusive, segundo o estudo, 77% dos portugueses indica que, nesta data, vai comprar somente o que realmente precisa. Como tal, esta é uma oportunidade para os retalhistas de produtos em segunda mão oferecerem aos consumidores a oportunidade de adoptarem um estilo de consumo mais consciente e inteligente, que lhes permita poupar o ambiente e a carteira», acrescenta.