Produtos de saúde e beleza sofrem subida de preços de 13% (mas não são os únicos)

O aumento de preços já se faz sentir em diversas categorias de produtos, especialmente de saúde e beleza, onde a inflação chega perto dos 13% (+12,75%). Os dados são do KuantoKusta, marketplace e comparador de preços português, que revela também que a alimentação para bebés (+10,73%), produtos veterinários (+8,5%), higiene (+4,6%) e ração para cães (+2,56%) estão entre as maiores subidas registadas em Março e Abril.

O comparador de preços prevê ainda que a redução do poder de compra provoque uma maior quebra no consumo das categorias de moda e vestuário, equipamentos e material para escritório, mobiliário e em vários tipos de produtos electrónicos.

Ricardo Pereira, director de Marketing do KuantoKusta, avança que, com esta conjuntura e com o clima de desconfiança generalizado, é expectável que as famílias voltem a virar-se para a poupança e que reforcem processos de compra aos quais já vinham a assistir ao longo dos dois últimos anos, em termos de maior consciência dos actos de compra e maior procura de informação.

«A subida de preços levou muitos portugueses a optarem pelo armazenamento em stock dos bens, com medo de subidas bruscas e acentuadas nos preços. Vão também comprar menos, comparar mais preços e procurar informação mais detalhada sobre os produtos. Em suma: vão redobrar os cuidados e atenção com as suas compras.»

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