Produtos de mercearia lideram inserções nos folhetos promocionais
Uma em cada cinco inserções promocionais em folhetos corresponde a produtos de mercearia. Os dados são do serviço Foliotrack da Marktest, que aponta para um total de mais de 373 mil inserções em 1107 folhetos promocionais, durante o ano de 2021, publicados pelas principais insígnias de grande distribuição em Portugal.
Entre os produtos comunicados em folheto, a mercearia ocupa a primeira posição, sendo responsável por 20,5% do total de inserções, e a higiene pessoal vem em segundo lugar (10,2%). Ambas as categorias mantiveram os lugares já ocupados anteriormente.
A terceira posição, por seu turno, apresenta-se como uma “novidade”. De acordo com a mesma análise, as bebidas alcoólicas foram, no top 5, as que mais aumentaram em número de inserções (cresceram 17,9% face ao ano anterior), ascendendo ao último lugar do pódio, com 9% do total.
Quanto aos lacticínios, surgem na quarta posição, com 8,8%, seguidos dos congelados, com 7,1%. Esta última categoria tinha sido, em 2020, a que mais aumentara face ao ano anterior.
No seu conjunto, estas cinco categorias representam 55,6% do total de inserções promocionais analisadas nas marcas Aldi, Auchan, Continente, El Corte Inglês, Eleclerc, Intermarché Super, Lidl, Minipreço Family e Pingo Doce.