Produtores de azeite investem 2 ME para competir em mercados externos

azeite2Cinco produtores de azeite virgem extra e um embalador industrial do concelho de Abrantes investirão dois milhões de euros num projecto que tem por objectivo competir no mercado internacional.

Em afirmações à Lusa, avançadas pelo económico OJE, André Lopes, proprietário da marca produtora do azeite virgem extra Ourogal DOP, garantiu que a união entre os produtores da SAOV, Zé Bairrão, Casa Anadia e Val Escudeiro, se prende com o facto de estas marcas – posicionadas nos mercados nacionais premium e gourmet – terem necessidade de se «adaptar às exigências» dos mercados externos, tanto em relação ao volume como à diversidade de produtos. O responsável realçou ainda a importância de mercados como os de Leste e da região do Báltico.

A intenção, continua André Lopes, é «começar a exportar, em Abril do próximo ano, 600 mil litros para os países que detenham um nível cultural evoluído e com poder de compra, assim como para alguns países considerados emergentes». Aquele volume de azeite, reforça o responsável, é o suficiente para responder ao mercado global, pelo menos num prazo inicial previsto de três anos.

Artigos relacionados