Produção mundial de calçado aumenta 7,6%. Pares de sapatos chegam aos 23,9 mil milhões

A produção mundial de calçado aumentou 7,6% em 2022 e ascende agora a 23,9 mil milhões de pares, o que significa que a produção neste sector voltou aos níveis pré-pandémicos. Os dados são da World Footwear Yearbook e partilhados pela APPICAPS, que revela que nove em cada dez pares de calçado produzidos à escala internacional têm como origem o continente asiático.

Desta forma, o sector de calçado mantém uma forte dependência da Ásia, responsável por 87,4% da produção mundial. A China e outros sete países asiáticos dominam os 10 principais produtores de calçado. Entre estes, o Vietname registou o maior crescimento de produção em 2022: mais 10,3% para 1500 milhões de pares produzidos.

Este cenário é bastante diferente do que se via em 1985, quando mais de 35% da produção mundial de calçado assentava na Europa, em particular em países como Itália (525 milhões de pares de sapatos produzidos em 1985), Espanha (205 milhões de pares), França (198 milhões de pares), Alemanha (171 milhões de pares) e Reino Unido (136 milhões de pares).

Nas últimas quatro décadas, a produção de calçado na Europa caiu a pique. Em conjunto, estes cinco países deixaram de produzir 884 milhões de pares de calçado (quebra na ordem dos 70%). Apenas Portugal resistiu: desde 1985, a produção de calçado no País aumentou mesmo 50% para 84 milhões de pares produzidos em 2022.

Um continente produtor e consumista

O domínio do continente asiático é igualmente esmagador ao nível do consumo. Em 2022, o consumo da Ásia representou mais de metade (53,2%) do total mundial, ainda assim ligeiramente abaixo da participação registada no ano passado. Seguem-se América do Norte e Europa, com 15,9% e 14,9%, respectivamente.

A China destaca-se ainda como origem de mais de 60% das exportações totais. No entanto, a sua participação caiu mais de 10 pontos percentuais na última década, em favor de países como o Vietname que emergiu como o principal beneficiário dessa nova equação, aumentando significativamente a sua participação de 2% para quase 10% nas exportações globais.

O preço médio de exportação atingiu os 11,54 dólares o par em 2022, representando um aumento de 6,5% em relação a 2021. Na última década o crescimento ascende a 38,2%. Com um preço médio de 27,99 dólares, Portugal mantém o 2.º maior preço médio de exportação entre os principais produtores mundiais de calçado.

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