Produção de cerveja aumenta na UE. Opções sem álcool disparam quase 20%
A produção de cerveja com álcool atingiu os 33,1 mil milhões de litros, na União Europeia (UE), em 2021. Dados do Eurostat divulgados esta terça-feira dão conta de um aumento de cerca de 3% em relação ao ano anterior.
Mas a subida mais relevante diz respeito às opções sem álcool ou com um teor alcoólico inferior a 0,5%: perto de 1,7 mil milhões de litros produzidos, o que representa um salto de quase 20%. É o segmento de cerveja que mais cresce nos Estados-membros.
O Eurostat indica ainda que, em 2021, a produção total de cerveja na UE foi equivalente a perto de 78 litros por habitante – o que não significa que seja este o consumo médio dos cidadãos europeus.
Por países, verifica-se que a Alemanha é o principal produtor, entre os Estados-membros, à semelhança do que já tinha acontecido em 2020: 7,5 mil milhões de litros produzidos, ou seja, 23% do total da UE. Isto quer dizer que aproximadamente uma em cada quatro cervejas com álcool produzidas na UE tem origem na Alemanha.
Polónia e Espanha fecham o pódio, cada um com 3,7 mil milhões de litros produzidos (11% da produção total). Os Países Baixos surgem logo depois, sendo responsáveis pela produção de 2,5 mil milhões de litros de cerveja (7% do total). Combinada, a produção destes quatro países responde por 52% do total da UE.