Procuram-se soluções tecnológicas ligadas à IA e à Sustentabilidade nas áreas de seguros e saúde

Já arrancou a 7ª edição do Protechting, programa internacional de inovação aberta que tem como objectivo fomentar a inovação à escala global, oferecendo às startups participantes a oportunidade de desenvolverem pilotos e colaborarem directamente com a Fidelidade, Fosun e Luz Saúde.

Este ano, o Protechting está focado em encontrar soluções inovadoras nas áreas da Insurtech, Healthtech e outras soluções tecnológicas que integrem, por exemplo, Inteligência Artificial (IA) e possam actuar como facilitadores ou aceleradores.

As startups seleccionadas nesta 7ª edição terão a oportunidade de colaborar com os principais players das áreas de seguros e saúde e poderão receber até 50 mil euros em financiamento para o desenvolvimento de pilotos, repartido entre os projectos seleccionados. Além disso, estas startups poderão ser convidadas a participar numa viagem à China, onde terão a oportunidade de estabelecer novas parcerias estratégicas, desenvolver o seu network e explorar novas oportunidades.

O período de candidaturas decorre até 24 de Novembro. Em Dezembro serão dadas a conhecer as startups seleccionadas, arrancando os bootcamps em Janeiro de 2025. No mês de Abril serão desenvolvidos os pilotos e em Maio chegará o momento da viagem à China.

Recorde-se que o Protechting é promovido pela Fidelidade, em parceria com a Fosun, a Fosun Foundation e o Hospital da Luz Learning Health, com o apoio da Fábrica de Startups. Esta edição conta ainda com a estreita colaboração dos parceiros de Venture Capital, Shilling e Big Start Ventures. «As últimas seis edições do Protechting contribuíram de forma significativa para o espírito de inovação e colaboração entre a Fosun, a Fidelidade e a Luz Saúde. E na Fosun estamos muito empenhados em promover este tipo de colaboração. Este ano, concluímos um bem-sucedido e enriquecedor roadshow na China para 3 startups selecionadas do Protechting 6.0 que tiveram oportunidade de compreender e mergulhar no mercado chinês e identificar oportunidades de colaboração neste desafiante país», sublinha Li Haifeng, Presidente da Fundação Fosun.

Segundo a Fidelidade, desde 2018, foram desenvolvidos mais de 40 pilotos e concretizados cinco acordos comerciais no âmbito deste programa. Na edição passada, 8 das 14 startups semi-finalistas desenvolveram várias iniciativas de validação (pilotos ou provas de conceito) com pelo menos um dos sponsors do Protechting. «Ao longo das edições passadas do Protechting, temos testemunhado o impacto real que estas colaborações geram, criando soluções que não só respondem a desafios estratégicos, mas também moldam o futuro dos sectores de healthtech e insurtech. Estamos entusiasmados em continuar esta jornada de inovação aberta, ligando startups inovadoras às nossas empresas e proporcionando uma oportunidade relevante de criar valor sustentável», comenta Miguel Abecasis, Membro da Comissão Executiva da Fidelidade.

Artigos relacionados