Procura por smartphones diminuiu 9,1%. Inflação e preocupações ambientais são as principais causas

Vários foram os sectores afectados em 2022 e o das telecomunicações não foi excepção. De acordo com dados da GfK, o segmento dos smartphones, um dos principais da indústria, viu a procura diminuir 9,1% (de Janeiro a Dezembro de 2022, em comparação com 2021). Além disso, os 908 milhões de unidades vendidas representaram menos 10,2% de receita.

Contrariamente à tendência do mercado global, segundo a análise GfK o mercado de telecomunicações em Portugal verificou um crescimento de 6%, relativamente a 2021. A venda de smartphones cresceu 3,5% em termos monetários, mas revelou uma quebra de 12,5% em unidades.

Os segmentos premium, em Portugal, foram os que revelaram um maior crescimento em 2022:

  • Modelos 5G cresceram 34% em valor, representando 67% da receita dos smartphones;
  • Modelos com mais de 256GB cresceram 30%, representando um quarto da receita dos smartphones;
  • Modelos de valor igual ou superior a 600 euros cresceram 14%, representando mais de metade da receita dos smartphones.

Também o segmento de wearables revelou um crescimento de 4% em valor, a nível nacional, alavancado pelo crescimento de 29% em smartwatches. Já os Health and Fitness Trackers e Wrist Sport Computers apresentaram uma quebra de quase 30%.

As quebras verificadas no mercado global podem ser justificadas pelos orçamentos mais comedidos, fruto da inflação que se faz sentir um pouco por toda a Europa. No entanto, os únicos impulsionadores do mercado foram os consumidores com rendimentos médios e altos.

A necessidade de troca de equipamentos adquiridos também tem revelado alterações. Comparativamente com os dados do gfknewron Consumer, de Janeiro a Setembro de 2018, que revelavam que apenas 48% usava os seus smartphones durante dois ou mais anos, esta percentagem subiu para 57% em 2022. Este aumento verificou-se principalmente na Geração Z (dos 15 aos 25 anos), justificado pela crescente preocupação com a sustentabilidade levando a estender conscientemente o ciclo de vida dos dispositivos.

Para 2023, a previsão dos especialistas da GfK é a de que seja um ano mais forte para o mercado global das telecomunicações, comparativamente aos resultados mais fracos de 2022. Espera-se que a China, o maior mercado único, venha retomar e impulsionar de forma significativa o crescimento global.

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