Procura por serviços ligados à saúde mental aumentou 74%

Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a sua saúde mental e isso tem-se reflectido na busca por serviços relacionados com esta área. De acordo com o portal Fixando, a procura por serviços de psicologia, psicoterapia, coaching e meditação nesta plataforma aumentou 74% entre Janeiro e Outubro, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo o estudo da Fixando, 63% dos clientes da plataforma procuraram pela primeira vez este ano consultas de psicologia e psicoterapia. Os principais motivos que os levaram a procurar estes serviços são reduzir a ansiedade e/ou stress (75%), ser mais feliz (63%), melhorar a relação com os outros (56%), melhorar a auto-estima (54%), reduzir o cansaço (34%) e melhorar a carreira profissional (27%).

«O agravamento da saúde mental dos portugueses começou com a pandemia, mas a actual situação de instabilidade económica e a degradação das condições de vida contribuíram para o aumento expressivo da procura por ajuda junto de psicólogos ou terapeutas», sublinha a Fixando.

Além do aumento da procura, também a oferta na área da saúde mental tem vindo a crescer: a plataforma que liga especialistas a clientes de diversas áreas registou um aumento de 26% no número de profissionais deste sector inscritos.

O valor médio das consultas também tem vindo a subir: o actual custo médio de uma consulta de psicologia é de 37 euros (versus 33 euros em 2021) e o de uma consulta de psicoterapia é de 32 euros (versus 28 euros em 2021). Já uma sessão de meditação tem um preço médio de 25 euros (face aos 20 euros em 2021).

«Este é um dos sectores que melhor transitou para o online com a pandemia e que ainda hoje funciona num formato remoto. Cerca de 91% destes especialistas presta serviços à distância», frisa em comunicado Alice Nunes, directora de Novos Negócios da Fixando.

Artigos relacionados