Procura por seguros de viagem disparou 300% no primeiro trimestre
As pesquisas dos portugueses por seguros de viagem cresceu 300% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo do ano passado, segundo os dados da Mudey. A mediadora de seguros digital atribui o aumento da procura por este tipo de produto ao receio dos viajantes em relação a cancelamentos e imprevistos.
EUA, Brasil e Espanha foram os três destinos mais pesquisados pelos portugueses que procuraram seguros de viagem na plataforma nos primeiros três meses do ano, mas a Tailândia, Indonésia e Turquia integraram o top 10 pela primeira vez.
De acordo com a Mudey, apesar deste aumento, é expectável que a procura por este produto suba ainda mais com a aproximação do período de férias, uma vez que 30% dos seguros de viagem são adquiridos na plataforma nos sete dias anteriores à viagem. Além disso, em média, os utilizadores procuraram seguros para viagens com uma duração de 15 dias, apesar de a maioria das viagens ser de oito dias.
«A Covid-19 sensibilizou as pessoas para a importância do acesso a cuidados médicos, próximos e de qualidade, mediante imprevistos de saúde, assim como para os seus custos em países com reduzido sistema nacional de saúde. Identificámos, junto dos nossos utilizadores, a preocupação de obter uma protecção eficaz e abrangente, nomeadamente quanto a despesas médicas e acesso a serviços de saúde, bem como a assistência em viagem disponível 24/7», refere em comunicado Ana Teixeira, co-fundadora da Mudey.
De acordo com a insurtech, que conta já com 20 mil utilizadores, 60% dos seguros de viagem adquiridos na plataforma são referentes ao produto de seguro mais completo, que inclui coberturas como despesas médicas, assistência em viagem, cancelamento ou atraso de voo, cancelamento de viagem, perda ou danos nas bagagens e protecção à Covid-19.