Procura por material de paddle aumenta 69% em Julho
As pranchas de surf, as pranchas de stand up paddle e os caiaques são, por esta ordem, os artigos mais procurados na categoria de desporto, em Julho de 2022, de acordo com um novo estudo do OLX.
Os dados demonstram que entre Junho e Julho, a procura por material de paddle aumentou 69%, enquanto por pranchas dessa modalidade subiu 33%. Já os caiaques registaram uma subida de 46%. A procura por material de kitesurf também subiu 47%.
Contudo, os preços também escalaram em quase todos os materiais de desportos aquáticos. Comparando Julho de 2022 com o período homólogo de 2021, são os caiaques de pesca que revelam o maior aumento de preço médio (+102%), mais que duplicando de 900 euros para 1.823 euros. O preço das pranchas de surf aumenta 10%, de 212 euros para 235 euros, e o das pranchas de kitesurf aumentou 2%.
Por outro lado, face a Julho do ano passado, os preços médios de venda caem na categoria de stand up paddle (-30,8%), a segunda com maior procura de equipamento, após o surf. Apesar da elevada procura, a descida do preço médio pode estar relacionada com um aumento da oferta de materiais e pranchas de paddle em relação ao ano passado.
«Apesar de o surf ser o desporto com maior dinâmica de procura, existem cada vez mais pessoas a experimentar o stand up paddle, um desporto mais acessível ao nível da dificuldade e que pode ser apreciado em família ou com um grupo de amigos. Tal faz com que exista uma grande rotatividade de material, pois muita gente compra para experimentar e depois acaba por vender por não utilizar ou por procurar mais material ou modelos mais evoluídos, caso continue a dedicar-se a este desporto», salienta, em comunicado, Sebastiaan Lemmens, director-geral do OLX Portugal.