Procura por computadores portáteis desce pela primeira vez desde o início da pandemia
Depois de um pico motivado pela pandemia, as compras de computadores portáteis (PC) registaram um declínio no primeiro trimestre de 2022. De acordo com a International Data Corporation (IDC), foram enviados 80,5 milhões de computadores dos armazéns dos fabricantes em direcção às lojas. A Gartner, por seu turno, dá conta de 77,5 milhões de unidades enviadas (shipments) – uma descida de 7,7 pontos percentuais quando comparado com o primeiro trimestre de 2021.
A procura por Chromebooks foi especialmente elevada durante os períodos pandémicos de 2020 e 2021, quando as escolas optaram por estes aparelhos para facilitar a transição para o ensino à distância. O mercado dos PC, de forma geral, subiu 11% em 2020, sendo que mais de 30 milhões de Chromebooks foram vendidos nesse ano. Agora, ambas as consultoras revelam uma diminuição acentuada das vendas, especialmente para meios institucionais.
Tanto a Gartner como a IDC concordam que este mercado está agora a chegar a um ponto de equilíbrio, depois de dois anos de um grande aumento dos envios. Ryan Reith, vice-president da IDC, realça, citado pelo The Verge, que não se deve olhar para o declínio numa comparação directa anual porque esse resultado já era de esperar.
«O foco devia estar em a indústria dos PC conseguir fazer os envios de mais de 80 milhões de computadores portáteis de uma vez, numa altura em que a logística e a cadeia de abastecimento continuam uma confusão e que os desafios geopolíticos e pandémicos se fazem sentir.»