Procura por aspiradores robot aumenta 182% mas mercado de bens tecnológicos desacelera
O mercado global de bens tecnológicos teve um arranque lento em 2022, sendo que as receitas já caíram 3% em relação ao mesmo período do ano passado. Esta desaceleração deve-se, de acordo com a GfK, ao alívio das restrições da pandemia, à pressão sobre as cadeias de distribuição e a uma saturação da procura.
Desde o início de 2022, os itens mais procurados pelos consumidores são produtos e dispositivos inovadores, como aspiradores robot com estações de carregamento – que começaram o ano com um aumento de 182% nas receitas em comparação com o mesmo período do ano passado –, notebooks ultrafinos (+7%) e televisões com tela superior a 65 polegadas (+13%), que registaram crescimentos acima da média.
Os dispositivos que simplificam a vida dos consumidores também tiveram um início de ano bem-sucedido, com uma maior aposta em produtos domésticos inteligentes. Os aparelhos de automação residencial registaram um crescimento geral de 15% em sete países da União Europeia (+15% na Bélgica, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Espanha, Itália e Holanda). Nestes dispositivos incluem-se, por exemplo, termostatos inteligentes para controlo automático de temperatura, sensores de movimento e detectores de incêndio que contribuem para a segurança doméstica.
Outra categoria de produtos que beneficia desta tendência de simplificação são os electrodomésticos multifuncionais: panelas eléctricas com função de cozedura de arroz, máquinas de lavar/secar e mini-fornos com função de vapor registaram taxas de crescimento acima da média nos primeiros dois meses de 2022 e melhoraram a sua posição no mercado, em comparação com o mesmo período do ano passado. Estes dispositivos multifuncionais serão particularmente relevantes em áreas metropolitanas, onde os consumidores querem aproveitar ao máximo o espaço limitado disponível, sugere a GfK.
De acordo com o estudo, os consumidores são agora mais inteligentes e mais bem informados, mas também mais selectivos. As recomendações têm maior relevância e uma enorme influência sobre a forma como o consumidor compra no futuro. Ao mesmo tempo, a curta duração do processo de compra, com apenas alguns dias entre a pesquisa e a compra efectiva em plataformas digitais, apresenta desafios para vendedores e fabricantes que devem, cada vez mais, apostar numa estratégia omnicanal que junte as suas actividades online e offline, no momento certo e com a mensagem certa para conquistar os consumidores.