Procter & Gamble elimina cargo de director de marketing
A multinacional de bens de consumo Procter & Gamble, que lidera o investimento publicitário a nível mundial, decidiu acabar com o cargo de director de Marketing, que existia na sua estrutura desde 1993.
Desde o passado dia 1, centenas de directores de marketing da Procter & Gamble passaram a desempenhar oficialmente o cargo de directores de Marca, avança a Ad Age. A mudança integra o plano de reorganização anunciado pela companhia em Fevereiro deste ano.
Conforme explica a companhia norte-americana, os elementos que agora desempenham o cargo de director de Marca têm a seu cargo quatro funções: gestão de marca, conhecimento do consumidor e do mercado (ou pesquisa de mercado) comunicação (função que há dois anos era conhecida dentro da companhia por relações externas) e design.
«Estas alterações vão ajudar-nos a unificar os recursos de construção de marca e a manter-nos focados em entregar melhores resultados de marca e de negócio, em clarificar funções e responsabilidades para tomar decisões mais rapidamente, bem como simplificar a nossa estrutura para libertar mais tempo para a criatividade e execução», explica uma porta-voz da Procter&Gamble, citada pela Ad Age.
A função de director de marketing foi introduzida na Procter&Gamble em 1993, na altura para substituir o cargo – mais restrititvo lingusticamente – de gestor de publicidade.