“Privacy Sandbox”: Google avança com plano para eliminar as cookies
A Google planeia eliminar as cookies com origem em terceiros e substituí-las por alternativas que protegem melhor a privacidade do internauta e que, simultaneamente, preservam o acesso das pessoas a um conteúdo online gratuito. Este projecto intitula-se “Privacy Sandbox” e pretende, de acordo com a gigante tecnológica, “melhorar a privacidade da web” para os utilizadores a nível global, conferindo aos “editores de notícias, criadores e outros programadores as ferramentas de que precisam para construir um negócio próspero”.
De forma a que a nova metodologia avance, foi necessário submetê-la a avaliação da “indústria”, das “organizações de defesa do consumidor” e dos “reguladores”, além de ser aprovada pela Autoridade da Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA) e pelo Information Commissioner’s Office (ICO).
Estas entidades vão acompanhar o progresso da iniciativa, garantindo que a Google não utiliza as ferramentas para ganhar vantagem em relação aos concorrentes directos. “O objectivo, por via desta supervisão e supervisão regulatória, é reassegurar que o Privacy Sandbox irá proteger os consumidores e proporcionar suporte a uma web competitiva financiada por publicidade e que não irá favorecer a Google”, salienta a empresa em comunicado.
Recorde-se, porém, que o browser de pesquisa Chrome não é o único a eliminar progressivamente as cookies de terceiros, sendo que o Safari, da Apple, e o Firefox, da Mozilla, já bloqueiam esta opção por pré-definição. Contudo, o Chrome é aquele que domina o mercado e, como tal, deverá ser o que terá o maior impacto no mercado da publicidade digital quando as cookies forem banidas, até 2023.