Privacidade é o principal entrave ao crescimento do marketing mobile
A lista das principais barreiras ao crescimento do marketing mobile na região EMEA é encabeçada pela preocupação dos consumidores relativamente à sua privacidade e segurança, verificando-se um aumento significativo desde o ano passado, de acordo com dados do WARC.
Em 2020, aliás, o principal entrave ao crescimento do marketing em dispositivos móveis dizia respeito às métricas disponíveis para monitorizar os resultados das campanhas implementadas. Agora, este aspecto cai para o terceiro lugar do ranking, deixando ainda o segundo lugar para uma estreia: requisitos de privacidade como o RGPD.
O inquérito do WARC, realizado junto de mais de 500 profissionais de marketing na Europa, Médio Oriente e Árica, em parceria com a MMA, aponta ainda para outras barreiras como fragmentação do ecossistema móvel, fraude publicitária, bloqueadores de anúncios, desafios internos, orçamentos, preço dos dados e competências.
Perante estes resultados, o WARC sublinha que a abordagem guiada pelos dados relativamente ao mobile marketing está a ser posta em causa à medida que as audiências, publishers e anunciantes atribuem maior atenção à privacidade dos dados: 62% dos profissionais de marketing inquiridos acredita que a morte da cookies (a Google anunciou que em breve deixará de permitir cookies de terceiros) irá impactar significativamente a estratégia.
São precisas, por isso, soluções de identidade mais sustentáveis. “As marcas mais eficazes podem usar isto para seu benefício, no entanto, já que níveis mais elevados de privacidade oferecem uma oportunidade para inovar na frente criativa.”